Crise sem fim: Irã descarta a possibilidade de conversar com Trump

O porta-voz do governo iraniano, Mohammad Baqer Nobakht, disse nesta terça-feira que não há opção de Teerã se envolver em negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio às consequências da retirada de Washington do acordo nuclear com o Irã.
Sputnik

No domingo, a mídia iraniana informou que 100 ativistas iranianos assinaram uma carta aberta à liderança do país pedindo negociações com Washington acerca das novas tensões crescentes.

"Não há base para negociações com tal pessoa [Trump], mas agora estamos negociando com a Europa e, principalmente, o ministro de Relações Exteriores e seus representantes estão negociando fora do Irã", afirmou Nobakht, citado pela agência de notícias local Fars.

Traição: Israel prende ex-ministro acusado de espionar para o Irã

O porta-voz acrescentou que, enquanto Teerã considera as conversações como uma possível ferramenta para lidar com as tensões, "não há razão para conduzir negociações com tal pessoa", referindo-se a Trump.

As relações entre Teerã e Washington estão tensas há muito tempo, mas atingiram uma baixa histórica no mês passado depois que Trump decidiu retirar-se unilateralmente do acordo nuclear com o Irã, apesar do cumprimento de Teerã, e reimpor as sanções anti-iranianas.

No final de maio, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, listou 12 exigências apresentadas por Washington para Teerã após a decisão de Trump de desistir do acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Integral Conjunto (JCPOA).

Pompeo exigiu que o Irã cumprisse as disposições do JCPOA e modificasse suas políticas domésticas e internacionais. O secretário de Estado também disse que os Estados Unidos deteriam o Irã por todos os meios, incluindo ações militares, e prometeram encontrar parceiros para implementar sua estratégia anti-Irã.

Comentar