Trump ameaça aplicar tarifas extras sobre $200 bilhões de bens chineses

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou aplicar tarifas extras sobre US$ 200 bilhões de bens chineses nesta segunda-feira (18).
Sputnik

"Por isso, hoje, eu ordenei ao representante de Comércio dos Estados Unidos que identificasse $200 bilhões em mercadorias chinesas para tarifas adicionais a uma taxa de 10%", disse Trump na segunda-feira.

Análise: guerra comercial com China poderia provocar recessão nos EUA já em 2019
Trump acrescentou que sua decisão é uma retaliação à recente decisão da China de elevar as tarifas de $50 bilhões em exportações norte-americanas.

De acordo com o presidente dos EUA, as novas tarifas, que seguem o pacote imposto na sexta-feira, entrariam em vigor "se a China se recusasse a mudar suas práticas, e também se insistir em avançar com as novas tarifas que anunciou recentemente". 

No domingo, a China ameaçou taxar as importações de petróleo bruto dos Estados Unidos. A China é o maior comprador de petróleo bruto dos norte-americanos.

As medidas cautelosas entre os países vêm após a derrocada de Trump do déficit comercial dos EUA com a China, que ele cita como sendo superior a $500 bilhões por ano.

Comentar