Neutralidade é passado: Suíça anuncia planos para vender armamentos

Famosa por sua neutralidade, a Suíça anunciou nesta sexta-feira que quer permitir a venda de armas em países sob o controle de um "conflito armado interno", sob certas condições.
Sputnik

Causando protestos de oponentes, o Estado sem litoral disse que "materiais de guerra" poderiam ser vendidos, mas somente se eles não fossem usados durante um conflito interno.

Suíça prevê impactos negativos internos com piora das relações entre Rússia e Ocidente

O governo suíço disse em uma declaração: "A entrega de material de guerra a um país envolvido em um conflito armado interno deve continuar em princípio a ser recusada".

No entanto, acrescentou, "agora deve ser possível conceder autorização de exportação se não houver razão para acreditar que o material de guerra a ser exportado será usado em um conflito armado interno".

A isenção "não se aplica a países afetados pela guerra civil, como o Iêmen ou a Síria hoje", declarou o governo.

O Ministério da Economia deve agora alterar a decisão sobre o material de guerra, que então terá que ser oficialmente aprovada pelo governo. Contudo, a decisão do governo não pode ser objeto de um referendo, disse o porta-voz da pasta, Fabian Maienfisch, à Agência AFP.

Explicando sua decisão, o governo destacou as preocupações da indústria de armamentos suíça, dizendo que as exportações suíças de armas "caíram mais ou menos constantemente por vários anos".

O governo suíço disse que, para manter sua "credibilidade", o pequeno país deve ter sua própria indústria de segurança e defesa.

Os opositores ao governo ficaram indignados com a decisão e lançaram dúvidas sobre seus motivos.

Suíça quer dar um ‘chocolate’ em europeus e fechar antes acordo com o Mercosul

O Partido Socialista acusou-o de querer "permitir a exportação de material bélico para países em meio à guerra civil" para atender "aos desejos da indústria de armamentos, que nada tem a ver com respeito aos direitos humanos".

Os Verdes disseram que a decisão era injustificável em nome do direito humanitário, ressaltando que o governo iria "sabotar" a tradição da Suíça, facilitando as trocas de bastidores durante os conflitos.

Comentar