Nova guerra comercial entre EUA e China é questão de dias?

Um grupo de representantes dos Departamentos do Comércio e do Tesouro, bem como o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR) planejam introduzir taxas de importação sobre os produtos chineses no valor de dezenas milhões de dólares. O FMI avisou que esses passos podem ter graves consequências para a economia mundial.
Sputnik

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a medida será aplicada a partir de 22 de junho, logo que seja aprovada pelo presidente dos EUA, Donald Trump. O jornal sublinha que a lista dos produtos ainda não está completa, embora informe que é possível que Trump se abstenha de adotar esta medida para não provocar um aumento das tensões entre as duas potências.

Pequim promete resposta imediata se novas tarifas de Tump causarem danos à China
Comentando essa decisão, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, alertou que uma guerra comercial não terá vencedores e levará a "perdedores dos dois lados" e a consequências graves.

"Não devemos subestimar o impacto macroeconômico. Isso será algo sério não apenas se os EUA adotarem essas medidas, mas especialmente se outros países decidirem retaliar, especialmente os que forem mais afetados, como o Canadá, a Europa e a Alemanha", avisou ela.

A China, por sua vez, já reagiu à aprovação pelo presidente dos EUA de quotas de importação de mercadorias chinesas e prometeu uma resposta imediata se as novas tarifas de Trump causarem danos à China.

Valeu, Trump: ação dos EUA ajuda Rússia e China a acumularem reservas de ouro
Em 22 de março, Donald Trump anunciou o projeto de imposição de tarifas sobre mercadorias chinesas, tarifas que podem atingir 60 bilhões de dólares (R$ 228 bilhões).

Em maio, os Estados Unidos e a China concordaram em adotar medidas efetivas para reduzir o déficit comercial dos EUA, o que implicará o aumento da importação de produtos norte-americanos por Pequim.

Entretanto, no fim de maio, a Casa Branca informou que Washington planeja aplicar tarifas de 25% sobre os produtos tecnológicos importados da China, o que aumentaria o risco de uma nova guerra comercial entre os dois países.

Comentar