Chanceler do Japão nega possibilidade de cúpula com a Coreia do Norte

O Japão não está procurando oportunidades de diálogo direto com a Coreia do Norte depois de relatos de acordos sendo feitos para uma cúpula entre seus dois líderes neste ano, disse seu ministro das Relações Exteriores.
Sputnik

"Os contatos entre o Japão e a Coreia do Norte estão sendo feitos por vários canais. O diálogo do primeiro-ministro com a Coreia do Norte não é um objetivo em si. Uma cúpula deve ter como objetivo resolver um problema. No momento, não estamos considerando diálogo de alto-nível diplomático", disse Taro Kono.

Coreia do Norte não deve se surpreender se for traída pelos EUA, diz analista
Mais cedo na quarta-feira (13), a imprensa japonesa informou, citando fontes do governo, que uma cúpula entre o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e o líder norte coreano, Kim Jong-un, poderá ocorrer em setembro nos durante o Fórum Econômico Oriental na cidade portuária de Vladivostok, na Rússia.

O ministro Kono também teria afirmado que só poderia normalizar as relações com os norte-coreanos e fornecer apoio econômico após uma solução ter sido alcançada em relação à questão nuclerar da Coreia do Norte. As declarações do ministro foram feitas nesta quinta-feira (14) após encontro com o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e também com a chanceler da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha.

Comentar