Notícias do Brasil

Ministro acredita em acordo entre Mercosul e UE antes da eleições

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, disse nesta quarta-feira que o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia pode ser fechado antes das eleições presidenciais.
Sputnik

Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Nunes revelou que ainda existem pelo menos 50 dos 300 pontos de divergência entre o Mercosul e a União Europeia, informou Agência Brasil.

"Estamos pouco a pouco afastando os obstáculos. Já fizemos várias rodadas técnicas e encerramos na semana passada mais uma rodada de negociações. Eu tenho expectativa de que possamos concluir isso este ano, e o mais cedo possível, porque daqui a pouco haverá eleições na Europa e no Brasil", afirmou o ministro.

França e Irlanda resistem a acordo entre UE e Mercosul, diz especialista
Questões no setor automotivo, na área de propriedade intelectual, em especial sobre regras de patentes de medicamentos, indicações geográficas e serviços marítimos seriam os principais pontos de contenda entre os blocos. 

A regulação das exportações de açúcar e de carne também continua sendo um tema problemático.

Aloysio Nunes, no entanto, acredita que o cancelamento do acordo entre a União Europeia e os Estados Unidos, por meio da Parceria Transatlântico, entre outros fatores, pode favorecer a aproximação do bloco europeu com a América do Sul.

O ministro lembrou que o acordo, que está sendo negociado há 18 anos, foi retomado com intensidade nos últimos dois anos.

Comentar