Contrabandistas da Coreia do Norte navegaram em Singapura durante Cúpula de Kim e Trump

Um navio acusado pela ONU de contrabandear carvão da Coreia do Norte, em violação às sanções econômicas, teria navegado na costa de Singapura enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump, se preparava para seu histórico encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un.
Sputnik

O navio de 25 mil toneladas Jia Feng carrega a bandeira do Togo e foi acusado em março pelo Painel de Especialistas da ONU de ter embarcado carvão no porto norte-coreano em Namp'o e ter realizado seu transporte para a Malásia em 2017. Mais tarde, em 2017, o navio também foi acusado de ter realizado uma entrega no Vietnã, quando desligou seu indicador de localização automatizado.

EUA preparam lista negra de navios russos por comercializar com Coreia do Norte
Leo Byrne, diretor de dados e análises do Korea Risk Group, disse ao site Defense One que o navio passou por Singapura a caminho da Malásia durante a cúpula e seguiu para costa leste de Sumatra, na Indonésia, a noroeste de Singapura. Korea Risk Group é uma empresa privada que presta consultoria aos clientes em assuntos relacionados à Coreia do Norte e gerencia o site NK News.

"Apesar das investigações do [Painel de Peritos], o navio togolês até agora se esquivou das sanções da ONU e dos EUA, enquanto o governo da Malásia se recusou a comentar sobre suas visitas contínuas ao país do sudeste da Ásia", disse Byrne.

Comentar