'URSS pode ter colapsado, mas o mal soviético continua florescendo na Rússia de Putin'

O "mal soviético" continua vivendo na Rússia, por isso fazer Moscou voltar ao G8 seria um erro, afirmou um senador norte-americano do Partido Republicano Lindsey Graham, em uma entrevista.
Sputnik

O político expressou assim seu protesto contra as recentes declarações do presidente estadunidense, Donald Trump, sobre a necessidade de fazer os russos se sentarem à mesa de negociações junto com os países-membros do G7.

"Isto seria um erro. A União Soviética pode ter colapsado, mas o mal que ela representa continua vivendo e florescendo na Rússia de Putin. Ele [o presidente russo] não é um amigo dos EUA. Ele destrói as democracias por todo o lado e tenta fazê-lo em nosso quintal traseiro", afirmou o republicano em uma conversa com o canal ABC News.

Ao mesmo tempo, Graham reconheceu que o diálogo com Moscou deve ser continuado.

Putin responde ao G7: parem com esse lero-lero e resolvam questões concretas
Há pouco, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o formato do G8 com a participação da Rússia seria muito mais eficiente que o do G7.

Vale ressaltar que a Rússia deixou de ser parte do G8 em 2014, na sequência do agravamento das relações com o Ocidente devido à situação em torno da Ucrânia. Há poucos dias, ao ser perguntado sobre a hipótese de voltar ao G7, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse à Sputnik que atualmente Moscou está se focando em outros formatos internacionais.

Comentar