Patriotismo na Rússia atinge o mais alto nível em 18 anos, aponta pesquisa

A proporção de russos que se descrevem como patriotas está agora em 92%, o maior número em 18 anos, de acordo com uma pesquisa de opinião pública realizada pela agência estatal VTSIOM.
Sputnik

"Em 2018, a proporção de cidadãos russos que se vêem como patriotas foi de 92%, a mais alta em 18 anos", segundo o relatório divulgado pela VTSIOM em conexão com o Dia da Rússia, celebrado em 12 de junho.

Em 2000, 84% dos russos se consideravam patriotas, após o que o número oscilou entre 80% e 88%, observaram os pesquisadores em seu relatório.

As pessoas então foram questionadas sobre os traços típicos de um patriota, com múltiplas respostas possíveis.

Premiê italiano acha 'difícil, senão impossível' resolver crises mundiais sem a Rússia

Cinquenta e nove por cento disseram que um verdadeiro patriota é alguém que ama seu país; 39% disseram que é alguém que se esforça para mudar as coisas em seu país; 38% responderam trabalhando em benefício do país de alguém; 29% disseram que os patriotas defendem e defendem seu país dos ataques; e 19% disseram que os patriotas não temem falando a verdade sobre o seu país, mesmo que seja amargo.

Apenas 3% disseram que os patriotas deveriam ignorar as desvantagens do país e não falar sobre eles.

O chefe do departamento de pesquisa da agência, Stepan Lvov, afirmou que a Rússia está experimentando "a evolução do patriotismo" — de um sentimento cotidiano de união à participação ativa na vida da nação.

Outra pesquisa conduzida pela VTSIOM, em abril, mostrou que 49% dos russos consideram seu país uma grande potência mundial, ante 57% há um ano. No entanto, cerca de um terço disse aos pesquisadores que esperam que a Rússia se torne uma nação líder mundial nos próximos 10 a 15 anos.

Quando perguntados sobre o que torna seu país forte e respeitado, 26% responderam que são militares, 22% disseram "o forte espírito e a vontade do povo russo" e 17% atribuíram o sucesso da Rússia ao "presidente bom e poderoso", Vladimir Putin.

Comentar