'Cabeça' encontrada em Israel poderia representar rei bíblico (VÍDEO)

A descoberta "dá uma oportunidade única para olhar nos olhos de uma pessoa famosa do passado" ou, mesmo mais, de um rei antigo.
Sputnik

Um estudante de Jerusalém descobriu no ano passado o fragmento de uma estatueta de faiança em um sítio arqueológico no norte de Israel, perto da fronteira com o Líbano. Depois de determinar a idade do achado através de datação por radiocarbono, os pesquisadores agora acreditam que pertencia a um rei e que possivelmente ele era um personagem bíblico.

A parte disponível inclui só a cabeça, o resto não foi recuperado, mas os arqueólogos estimam que a figura completa devia ter entre 20 e 25 centímetros de altura, indica um artigo publicado no jornal LiveScience.

Cientistas identificam misteriosa criatura marinha na costa africana (FOTO)
O diâmetro da cabeça é de pouco mais de cinco centímetros e possui os traços pessoais bem preservados de um homem com cabelo e olhos castanhos escuros. É possível que represente o rei Acabe de Israel, supõem os pesquisadores.

"Apesar de sua aparência pequena e inócua, a cabeça nos dá uma oportunidade única de olhar nos olhos de uma pessoa famosa do passado, um passado incorporado no Livro dos Reis", disse Robert Mullins, codiretor das escavações e professor do Departamento de Estudos Bíblicos e Religiosos da Universidade Azusa Pacific (Califórnia, EUA).

​Cabeça de faiança encontrada na cidade Tel Abel Beth Maacah no norte de Israel. Poderia representar até mesmo o rei Ithobaal I de Tiro

A qualidade da escultura e o fato de ter sido encontrada no que aparentemente era um antigo prédio administrativo no topo da cidade significa que esta pessoa era de elite, estima o cientista. Além disso, Mullins acrescentou que sua equipe supõe que fosse um rei, mas "não podemos provar isso".

Segundo estimam os arqueólogos, a estatueta tem cerca de 2.800 anos de idade; ou mais precisamente, foi esculpida entre 902 e 806 a.C. Naquela época, a cidade se encontrava na zona fronteiriça entre três reinos diferentes: Israel, Tiro e Aram-Damasco.

Culpado por mistério lunar é finalmente encontrado através de fitas perdidas da Apollo
Os especialistas nomeiam os três candidatos mais prováveis que poderiam estar representados na escultura: os reis Acabe de Israel, Hazael de Aram-Damasco e Ithobaal I de Tiro.

Planeja-se que as escavações no local da descoberta continuarão no verão. Os arqueólogos esperam encontrar mais dados para determinar quem está representado na escultura. Enquanto isso, a cabeça já está exposta no Museu de Israel, em Jerusalém.

Comentar