Trump não deve forçar Irã a sair do acordo nuclear, diz Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou nesta quinta-feira (7) que o líder norte-americano, Donald Trump, não deve impedir que os outros participantes do Plano de Ação Global Conjunto (JCPOA) mantenham o acordo nuclear com o Irã.
Sputnik

"Não evitar que outras pessoas o mantenham [o acordo nuclear] e não empurrar o Irã para fora dele. Essa é a melhor opção que temos hoje", disse Macron a repórteres.

Pompeo: EUA não permitirão que Irã desenvolva arma nuclear
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, havia declarado anteriormente que os EUA "não permitirão que o Irã desenvolva uma arma nuclear", acrescentando que o Irã está ciente da determinação de Washington.

Assinado em 2015, o JCPOA, conhecido como acordo nuclear iraniano, está em vigor desde janeiro de 2016. O acordo aponta a diminuição paulatina das sanções econômicas e diplomáticas impostas ao Irã pelo Ocidente em troca de Teerã garantir a natureza pacífica de seu programa nuclear.

No início de maio, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que os Estados Unidos sairiam do acordo, impondo novamente as sanções dos EUA a Teerã e aumentando a tensão entre os países e no Oriente Médio.

Comentar