OTAN impulsiona iniciativa '30 batalhões, 30 navios e 30 esquadrões aéreos'

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, expressou sua esperança de que os membros da aliança acordem a iniciativa conhecida como 30-30-30-30.
Sputnik

"A iniciativa de disposição da OTAN significa que em 2020 os aliados terão 30 batalhões mecanizados, 30 esquadrões aéreos e 30 navios de combate que possam estar prontos em 30 dias ou menos", explicou ele.

"Não se trata de instalação de novas forças, mas de impulsionar a preparação das forças existentes", disse Stoltenberg em uma coletiva de imprensa na sede da aliança em Bruxelas.

OTAN pretende neutralizar 'ameaça russa' com arma fabricada na Rússia? (FOTO)
Comentando as relações entre a Rússia e a OTAN, o secretário-geral reafirmou que a aliança mantém um enfoque duplo baseado em dissuasão e o diálogo político. Ao mesmo tempo, sublinhou que a OTAN não tem o objetivo de isolar a Rússia.

"Por este motivo, aplaudo o apoio significativo da Itália ao diálogo que mantemos com a Rússia", afirmou Stoltenberg.

A OTAN tem aumentado significativamente a sua presença na Europa Oriental desde o início da crise ucraniana em 2014, usando a suposta interferência da Rússia nos assuntos internos ucranianos como pretexto. Moscou negou todas as acusações.

O Kremlin tem expressado repetidamente seu protesto sobre o avanço militar da OTAN, dizendo que isso só vai minar a estabilidade regional e resultar em uma nova corrida armamentista.

Comentar