Primeiro-ministro canadense rejeita proposta de Trump para acordo bilateral

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, declinou nesta quarta-feira (06) uma proposta dos Estados Unidos para cancelar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) e assinar um pacto comercial bilateral.
Sputnik

"Em várias ocasiões, ouvimos o presidente falar sobre seu interesse ou suas reflexões sobre um acordo bilateral em vez do NAFTA trilateral que temos", afirmou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. "A posição do Canadá é, e sempre foi, que a abordagem trilateral é realmente melhor para o Canadá, para o México e para os Estados Unidos".

Mídia revela quem sofrerá mais com a guerra comercial de Trump
Uma posição semelhante sobre a disputa comercial com os EUA foi anunciada anteriormente pelo ministro da Economia do México, Ildefonso Guajardo, que afirmou que seu país vê o NAFTA como uma opção mais benéfica para todos os lados.

O consultor econômico de Trump, Larry Kdlow, declarou em entrevista ao canal Fox News que o o presidente dos Estados Unidos estava tentando assinar acordos bilaterais separados com o Canadá e o México, em vez de preservar o Nafta.

A situação em torno do futuro do acordo NAFTA ficou incerta depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a introdução de 25% de tarifas de importação sobre o aço e 10% sobre alumínio para muitos países, incluindo seus aliados, numa tentativa de "consertar a balança comercial". " Canadá, México e países europeus foram temporariamente dispensados da medida, mas quando o prazo chegou, Trump decidiu não prolongar a trégua.

Comentar