Chanceler do Irã: 'Israel exagera escala da presença militar iraniana na Síria'

A presença militar do Irã na Síria é mal interpretada por Israel, disse o ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Muallem.
Sputnik

"A presença do Irã em termos de presença militar na Síria não existe — essas são histórias contadas por Israel", disse Muallem em uma entrevista coletiva.

'Irã está tentando transformar Síria em ponto de apoio para ataques a Israel'
O ministro esclareceu que Teerã limita seu trabalho na Síria ao envio de assessores militares que auxiliam e prestam consultoria ao Exércio sírio. "A presença iraniana é legítima, pois é baseada no pedido do governo sírio, ao contrário da presença dos Estados Unidos", destacou.

Muallem também observou que a Síria é um Estado soberano que tem o direito de escolher independentemente seus aliados na luta contra o terrorismo.

As relações israelenses com o Irã são tensas devido ao programa nuclear de Teerã, retórica hostil e apoio à Síria em sua luta contra grupos terroristas.

De volta pra casa

Na mesma entrevista, o chanceler afirmou que governo sírio fornecerá toda a assistência necessária a seus cidadãos que decidem retornar ao país do Oriente Médio, já que a situação tem melhorado.

"Estamos buscando o retorno dos sírios para suas casas. E forneceremos toda a ajuda necessária àqueles que estão dispostos a retornar", disse em  entrevista coletiva.

Netanyahu e ataques de Israel na Síria podem empurrar Trump para guerra com Irã
O número de refugiados sírios registrados, de acordo com os últimos dados da ONU, é de mais de 5,6 milhões.

Os sírios têm voltado gradualmente para suas casas nos últimos anos devido à reconstrução da infraestrutura social destruída no país. No começo do dia, o Centro Russo de Reconciliação na Síria informou que quase 340 sírios retornaram às suas casas nas províncias de Homs e Damasco, no subúrbio de Ghouta Oriental, nas últimas 24 horas.

Comentar