França alerta: EUA têm poucos dias para evitar grande guerra comercial com a Europa

Os Estados Unidos têm apenas alguns dias para tomar algumas medidas urgentes se quiser evitar uma guerra comercial em grande escala com seus aliados europeus, alertou o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, durante uma reunião do G7.
Sputnik

"Ainda temos alguns dias para tomar as medidas necessárias para evitar uma guerra comercial entre a União Europeia (UE) e os EUA e evitar uma guerra comercial entre os membros do G7", disse Le Maire a jornalistas, após uma reunião dos ministros das Finanças do G7 no Canadá, na estância de montanha de Whistler, em British Columbia. Ele acrescentou que cabe aos EUA dar o primeiro passo.

Trump isola ainda mais os EUA ao travar guerra comercial, diz analista

"A bola está no campo dos Estados Unidos. Cabe à administração americana tomar as decisões certas para suavizar a situação e aliviar as dificuldades", acrescentou, conforme citado pela Agência Reuters. Outros altos funcionários das principais economias do mundo se juntaram ao ministro francês em seu chamado para ações urgentes.

A declaração sumária da reunião ministerial dizia que "parcerias colaborativas para promover comércio livre, justo, previsível e mutuamente benéfico" deveriam ser restauradas. Os ministros dos países do G7 também pediram ao secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, que expresse sua "preocupação unânime e desapontamento" com as recentes decisões dos EUA de impor tarifas sobre importações de metais da UE, do Canadá e do México.

Na quinta-feira, Washington atingiu seus aliados com tarifas de importação de aço e alumínio, depois que não conseguiu obter concessões de seus parceiros comerciais. As novas medidas, incluindo uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e uma tarifa de 10% sobre as importações de alumínio, entraram em vigor na meia-noite de sexta-feira.

A medida imediatamente provocou uma reação raivosa da UE, que já havia apresentado sua própria lista de produtos americanos que devem ser taxados em retaliação, que vão desde jeans e canoas até mascar tabaco e jogar cartas. Em particular, inclui uma tarifa de importação de 25% sobre motocicletas Harley-Davidson e uísque de bourbon, itens produzidos nos distritos eleitorais de alguns dos aliados políticos domésticos do presidente dos EUA, Donald Trump.

EUA ficam isolados em meio aos aliados no G7

A UE também não está sozinha no seu desejo de retorno. Canadá e México também prometeram retaliar as novas tarifas dos EUA.

O Canadá planeja impor impostos similares sobre as importações de aço e alumínio dos EUA, bem como para cobrar impostos sobre produtos como uísque, suco de laranja e outros produtos alimentícios. A lista de alvos fiscais do México inclui carne de porco, salsichas, preparações alimentícias, maçãs, uvas, mirtilo vermelho e queijos, além do aço.

Comentar