Diplomata russo chama Moscou e Pequim de estabilizadores geopolíticos

Estabilidade regional e global é de interesse da Rússia e da China, uma vez que oferece novas oportunidades para o desenvolvimento e cooperação, disse na terça-feira (29) em Pequim, o ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente do Conselho Russo de Assuntos Internacionais (RIAC, na sigla em inglês), Igor Ivanov.
Sputnik

"Rússia e China podem desempenhar apenas papel estabilizador, sabemos que agora em muitas regiões há uma grande quantidade de problemas, praticamente não existem regiões sem problemas. É importante que a Rússia e a China reajam juntas como dois membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, como dois Estados amigos interessados na estabilidade", afirmou Ivanov a repórteres às margens da conferência internacional em Pequim "Rússia e China: Cooperação na Nova Era".

EUA têm medo que Rússia e China 'enganem' seus satélites espiões
Segundo ele, "Rússia e China não ameaçam ninguém e não desestabilizam situação em nenhuma região. A nossa interação é precisamente destinada à estabilização, porque a estabilidade regional e internacional atende aos nossos interesses, ela nos dá mais oportunidades para a cooperação".

A tradicional conferência anual, realizada pela primeira vez na capital chinesa, é parte integrante do diálogo sino-russo. Agora, os dois Estados enfrentam tarefas importantes para preencher a parceria estratégica com projetos concretos e desenvolver parcerias política, comercial, econômica, financeira e de investimentos para um nível qualitativamente novo.

Comentar