Para chanceler moçambicano, visita à Rússia foi oportunidade para dizer que país 'existe'

Nas margens do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF), a Sputnik Brasil acompanhou uma sessão empresarial Rússia-África e falou com o ministro das Relações Exteriores de Moçambique, José Condungua Pacheco, sobre a recém-retomada dos vínculos estreitos com Moscou.
Sputnik

Em março deste ano, o chanceler russo, Sergei Lavrov, fez uma viagem a uma série de países africanos, inclusive a República de Moçambique. Na sequência de seu encontro com Pacheco, foram firmados vários acordos sobre o reforço da cooperação bilateral.

Agora, o chanceler moçambicano viajou para a Rússia para não só se reencontrar com seu homólogo russo, mas também palestrar em uma das sessões do maior fórum econômico na Rússia, em São Petersburgo.

Rússia e Moçambique firmam novo acordo marítimo para estimular colaboração militar
"Foi uma oportunidade para dizer que Moçambique existe, estar junto com a Rússia neste retorno da Rússia para a África. Tivemos vários encontros. Tivemos um encontro com a Associação dos Produtores de Gás, depois deste fórum nós vamos ter um encontro bilateral Moçambique-Rússia e esperamos dar seguimento a todo o conjunto de ações e compromissos que estabelecemos para a cooperação econômica cada vez mais sólida e diversificada entre Moçambique e a Rússia", comentou Pacheco em uma conversa com a Sputnik Brasil.

O ministro fez questão de relembrar a ajuda que a União Soviética prestou ao país na época da luta pela independência e realçou que este ambiente de amizade, paz e parceria se sente até hoje na relação bilateral entre as duas nações.

"As relações, como disse, entre Moçambique e a Rússia são históricas. O grande desafio de hoje é desenvolvermos as relações cada vez mais fortes, especialmente na economia. Na economia, o investimento privado é o carro forte [a base] da cooperação bilateral. Nós pretendemos que investidores russos, empresários russos, se associem com empresários moçambicanos para o desenvolvimento de iniciativas e investimentos em várias áreas, com destaques a quatro áreas: agricultura, energia, infraestruturas e turismo", afirmou.

Para dar ainda mais ímpeto a esses projetos, hoje está sendo planejada uma reunião bilateral entre os dois líderes, Vladimir Putin e Filipe Jacinto Nyusi. Entretanto, ainda não tem data definida, precisou o chanceler.

"Temos em carteira uma visita de alto nível do nosso chefe de Estado à Rússia, estamos em processo de preparar e acertar as agendas", resumiu.

Comentar