Israel manobra com EUA para dar nova 'mordida' territorial?

Os EUA poderiam reconhecer as disputadas Colinas de Golã como território soberano de Israel, segundo o ministro da Inteligência israelense, Israel Katz.
Sputnik

Katz declarou que a questão é prioritária na agenda de negociações com administração de Trump, informa o Jerusalem Post.

No entanto, isso seria um ato agressivo para o mundo muçulmano depois que os EUA se retiraram do acordo nuclear com o Irã e do reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel.

"A resposta mais dolorosa que pode ser dada aos iranianos é reconhecer a soberania de Israel sobre as Colinas de Golã com uma declaração norte-americana, uma declaração presidencial", disse Katz.

Anteriormente, as autoridades norte-americanas já haviam ameaçado o país persa com reativação de sanções, que foram canceladas com entrada em vigor do acordo nuclear, ainda mais severas.

Síria nunca concordará com 'ocupação' israelense nas Colinas de Golã, diz embaixador
"Este é apenas o começo. A picada das sanções será dolorosa", assegurou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

"Serão as sanções mais fortes da história", salientou.

Israel se apropriou das Colinas de Golã na Guerra dos Seis Dias de 1967 e, em seguida, anexou-as unilateralmente em 1981. Desde então, a soberania sobre a área tem sido tema em discussões sobre os direitos territoriais de Israel na região. Antes da guerra, a área pertencia à Síria e a ONU a considera "território ocupado", enquanto Israel a define como "território disputado".

Comentar