Notícias do Brasil

'Colocar exército na rua não garante segurança', diz ex-comandante sobre decreto de Temer

O presidente Michel Temer publicou um decreto no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (22) em que autorizou o emprego das Forças Armadas durante as eleições de outubro deste ano.
Sputnik

A Sputnik Brasil entrou em contato com o Coronel Íbis Pereira, ex-comandante-geral da Policia Militar do Rio de Janeiro, que disse que o emprego de Forças Armadas está previsto na Constituição, mas somente em casos extraordinários.

"As Forças Armadas podem ser chamadas para suplementarem as ações das policias, o problema é que no Brasil ao invés de promover as mudanças que precisam ser feitas para a segurança pública nós temos insistido na convocação das Forças Armadas violando o mandamento constitucional, porque esse emprego deveria ser extraordinário e não ordinário", explicou.

Nos últimos 10 anos, as Forças Armadas já foram mobilizadas mais de 60 vezes para dar suporte na segurança. Na sua opinião, colocar o exército na rua é solução para a violência?SimNão
O decreto de Temer, sem detalhar como será a atuação dos militares, diz que a que a Presidência da República "autoriza o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e da apuração das eleições de 2018" e estabelece que "as localidades e o período de emprego das Forças Armadas serão definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral".

O Coronel Íbis Pereira disse que nos últimos dez anos, o país já mobilizou as Forças Armadas mais de 60 vezes em 17 Estados diferentes e não foi visto nenhuma mudança efetiva.

"Não é despejando nas ruas contingentes de militares e policiais que vai resolver a questão da segurança pública. O Brasil é um país que não tem uma estrutura adequada de gestão da política de segurança", disse.

Em 2014, a ex-presidente Dilma Rousseff convocou 30 mil militares para atuar em 326 cidades durante as eleições.

Comentar