EUA farão missão ao redor do mundo para explicar sua política com Irã

Os Estados Unidos consideram que todos os países, inclusive os países da União Europeia, devem se juntar às novas potenciais sanções contra o Irã. A declaração é do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.
Sputnik

"Isso é normal, quando é necessário sacrificar sua atividade econômica para alcançar os nossos objetivos. Os EUA sacrificam sua atividade econômica e outros países também devem fazê-lo", disse Pompeo, respondendo a repórteres. 

De acordo com ele, os EUA enviarão nas próximas semanas equipes de especialistas a vários países para explicar em detalhes sua nova política com o Irã.

Teerã: saída de empresas da UE do Irã contradiz acordo nuclear
"Nos próximos dias vamos enviar equipes de especialistas para países ao redor do mundo para melhor explicar a política da administração", disse Pompeo.

Em 8 de maio, o presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou a saída dos EUA do acordo nuclear com o Irã, acusando Teerã de violar os termos do documento.

O líder norte-americano ordenou a reintrodução imediata das sanções contra o país, que abrangerão áreas de importância crítica para a economia iraniana, incluindo a energia e o setor financeiro.

A União Europeia expressou preocupação com a decisão de Trump. A chefe da política externa da UE, Federica Mogherini, afirmou que a União Europeia pretende agir de acordo com os seus próprios interesses de segurança.

 

Comentar