Diretor-geral da Rossiya Segodnya compara detenção de Vyshinsky a ato de inquisição

A prisão do editor-chefe da agência de notícias RIA Novosti Ucrânia, Kirill Vyshinsky, visa preparar o espaço informacional para reeleição do atual presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, afirmou nesta sexta-feira (18) o diretor-geral da agência de notícias Rossiya Segodnya, Dmitry Kiselev.
Sputnik

"Os ucranianos ficaram decepcionados com a política e com as instituições políticas em geral. [Na Ucrânia] não há político cuja aprovação supere 15%, e com muita frequência, esta intenção consiste em votos comprados", assinalou Kiselev durante a manifestação perto da embaixada ucraniana em Moscou em apoio ao editor-chefe da agência de notícias RIA Novosti Ucrânia, Kirill Vyshinsky, preso pelas autoridades de Kiev.

"[O presidente Pyotr] Poroshenko tem 4% [de intenção de voto], e ele quer assegurar o espaço informacional na véspera das chamadas assim eleições presidenciais para prolongamento técnico de seu mandato", acrescentou.

Prisão de Kirill Vyshinsky na Ucrânia 'remete às ditaduras', diz jornalista brasileira
Dmitry Kiselev comparou a detenção efetuada pelas autoridades ucranianas à inquisição.

Comentando a possibilidade de troca de Vyshinsky, o diretor-geral da agência russa frisou que somente cabe a ele tomar decisão a respeito do assunto.

"Há várias opções [para libertação de Vyshinsky], uma delas seria a troca [de prisioneiros]. Mas a troca deve ser voluntária, e eu não sei se Kirill estaria de acordo ou não […] É preciso perguntar para ele", declarou Kiselev.

Além disso, Dmitry Kiselev frisou que não está sendo planejada evacuação organizada dos funcionários da RIA Novosti Ucrânia para a Rússia, acrescentando que os próprios jornalistas devem decidir seu destino.

"Ninguém está planejando evacuação organizada, pois cabe a cada um decidir", afirmou, frisando que "estamos esperando nossos colegas jornalistas não somente em nossa redação, mas na Rússia, para oferecê-los condições normais de vida e de trabalho".

Jornalista português: detenção de Vyshinsky na Ucrânia é tentativa de 'matar o mensageiro'
Em 15 de maio, oficiais do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) invadiram o escritório onde trabalham correspondentes da RIA Novosti em Kiev, tendo realizado buscas que duraram cerca de oito horas. No mesmo dia se tornou público que em Kiev foi detido o editor-chefe do portal, Kirill Vyshinsky.

Na quinta-feira (18), foi comunicado que o Tribunal ucraniano de Kherson decretou a prisão de 60 dias do jornalista.

Comentar