Chegou hora de usar bombardeiros Tu-160 para proteger o Ártico russo, diz militar

O Ministério da Defesa da Rússia informou sobre a ampliação da geografia de voos dos aviões supersônicos. O especialista em assuntos militares Aleksandr Zhilin falou com a Sputnik e comentou os planos de usar os bombardeiros Tu-160 para proteger o Ártico.
Sputnik

A informação foi comunicada pelo comandante da aviação de longo alcance da Força Aeroespacial da Rússia, Sergei Kobylash, após um encontro com o secretário do Conselho de Segurança, Nikolai Patrushev, em uma entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.

'Tensões no Ártico aumentam diariamente diante dos nossos olhos'
"Os voos efetuados pelas tripulações de portadores de mísseis estratégicos [Tu-160] na linha equatorial, na zona da Indonésia, querem dizer que a gama de missões está sendo ampliada junto com a diversidade de destinos e aeródromos onde devemos marcar nossa presença", disse Kobylash.

De acordo com ele, a Rússia está reforçando a defesa no Ártico por meio dos bombardeiros estratégicos Tu-160.

"Nesse ano, planejamos voar até Anadyr [cidade no extremo nordeste russo] também em aviões Tu-160. Hoje em dia, o Ártico tem importância estratégica para nós e, por isso, exploramos novos aeródromos e aparelhos que possam garantir a segurança do país na fronteira marítima e naquela área", disse, adiantando que no ano passado os aviões Tu-22M3 aterrissaram em Anadyr e Vorkuta pela primeira vez.

Ao falar com o serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista em assuntos militares Aleksandr Zhilin, chefe do Centro da Análise de Problemas Sociais de Segurança Nacional e comandante reformado, comentou os planos de usar os bombardeiros Tu-160 para reforçar o "escudo" russo no Ártico.

Rússia hasteará sua bandeira no Polo Sul, diz aventureiro e explorador polar
"De acordo com a ordem do comandante em chefe [presidente Vladimir Putin], estes aviões foram modernizados. De fato, eles são novos complexos de aviação de uso genérico. Eles passaram por todos os testes, e chegou a hora de usá-los adequadamente. No que se trata do Ártico, claro que nossos concorrentes vão tentar 'esmagar' a Rússia desta região, tomar o controle dos recursos. Não podemos permiti-lo, por isso usaremos todas as forças e todos os equipamentos em nossa disposição para proteger o que é nosso. O Tu-160 é um ótimo avião. Tomando em contra que pode ser reabastecido em voo, esta aeronave pode ficar operando por um dia inteiro", explicou o militar.

Comentar