Pesquisa: 70% dos alemães veem EUA se afastando da Europa

Pelo menos 70% dos cidadãos alemães acredita que os Estados Unidos estão se afastando em suas relações com a Europa, enquanto apenas 14% acreditam em uma aproximação, segundo aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17).
Sputnik

Segundo a pesquisa Allensbach, preparada para o jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, 54% dos alemães disseram que os Estados Unidos têm influência negativa sobre a atual situação internacional, enquanto apenas 9% acreditavam que o país tem um papel positivo no cenário mundial.

Mais de 70% dos entrevistados achavam que a Europa seria incapaz de conseguir qualquer coisa em negociações com o presidente dos EUA, Donald Trump. Ao mesmo tempo, 16% dos entrevistados acreditavam que a União Europeia pode causar um pequeno impacto na política dos EUA.

Não é 'fetiche': Merkel defende aumento de gastos militares da Alemanha
A pesquisa também revela que mais da metade dos alemães consideraram as políticas de Trump e do presidente russo Vladimir Putin como ameaças à União Europeia (UE). Individualmente, mais de 30% dos entrevistados disseram que a política de Trump ameaçava a Europa e apenas 9% achavam o mesmo da política de Putin.

As relações UE-EUA vêm piorando desde que Trump assumiu o cargo de presidente devido a uma série de questões, o que inclue a adoção de uma postura protecionista por Washington, assim como a decisão do presidente dos EUA de se retirar do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), o acordo nuclear iraniano.

Comentar