Notícias do Brasil

Ministério Público denuncia 11 pessoas por promoção do Daesh no Brasil

Onze pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por integrarem uma organização que promovia e recrutava membros para uma célula nacional do grupo terrorista islâmico Daesh, informou o jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira.
Sputnik

Com base em investigações da Polícia Federal (PF), os procuradores afirmou que os acusados discutiram até mesmo a possibilidade de atentados terroristas em solo brasileiro. Sete deles já estão presos desde outubro do ano passado, mas só dois seguem atrás das grades.

Daesh: Ministro da Justiça afirma que Brasil tem tecnologia para prevenir ataques

Jhonathan Sentinelli Ramos, de 23 anos, foi transferido do Complexo Penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), de segurança máxima, onde já estava Welington Moreira de Carvalho, de 46.

A publicação informou que a denúncia do MPF é resultado da Operação Átila, que correu em sigilo até março deste ano. As apurações começaram em novembro de 2016, após a PF ter sido notificada pela Guarda Civil espanhola, que alertava para a presença de telefones brasileiros em grupos de WhatsApp de grupos suspeitos de ligação com o Daesh.

Em depoimentos colhidos pelos investigadores, alguns dos acusados afirmaram que trocavam mensagens com membros e simpatizantes do grupo jihadista de países como Síria, Líbia, Turquia, Afeganistão e Estados Unidos. Os assuntos variavam desde a obtenção de vistos para nações do Oriente Médio, até treinamentos e táticas de guerrilha.

Comentar