Economia dos EUA sofrerá prejuízos por introduzir sanções contra a Rússia, diz senadora

A presidente do Senado da Rússia, Valentina Matvienko, no âmbito da entrevista com a Sputnik, falou sobre as tendências nas relações entre os EUA e a Rússia, abordando especificamente as sanções econômicas introduzidas pelos EUA e as contrassanções russas.
Sputnik

Para ela, a implementação da lei russa das contrassanções terá um impacto negativo sobre um conjunto de áreas econômicas norte-americanas.

"A experiência prova que, geralmente, as medidas de resposta são as mais resultativas e eficazes, porque se trata do efeito de bumerangue. A lei das contrassanções em relação aos EUA, que entrará em breve em vigor […], sem dúvida, terá tal efeito. As consequências negativas afetarão empresas norte-americanas, bem como várias áreas econômicas dos EUA", afirmou Valentina Matvienko.

Sanções dos EUA querem impedir desenvolvimento de nações bem-sucedidas, diz oficial russo
Contudo, a senadora destacou que as contrassanções não abrangerão áreas que causem prejuízo aos cidadãos russos, nomeadamente o projeto de lei não contém limitações às importações de medicamentos e equipamento médico dos EUA.

Valentina Matvienko assinalou que, caso os países ocidentais abdiquem totalmente da política ilegítima de sanções em relação à Rússia, Moscou cancelará as contrassanções.

"A ineficácia, o beco sem saída da política que os EUA estão seguindo é muito evidente para os seus aliados, o que provoca insatisfação por parte deles, especialmente na área dos negócios. Acreditamos que o bom senso nos países do Ocidente finalmente prevalecerá", afirmou.

"Só existe uma saída, é abdicar da política de sanções em relação à Rússia seguida pelo Ocidente. Trata-se de uma política ilegítima. Neste caso, cancelaremos as contrassanções. Não há outro caminho", indicou Valentina Matvienko.

Sanções? Moscou está entre as 5 cidades mais atraentes da Europa para investidores
Nesta terça-feira (15), o projeto de lei sobre as medidas de resposta às ações dos EUA e outros países foi aprovado na generalidade na Duma de Estado. A segunda leitura está agendada para o dia 17 de maio. O projeto de lei, apresentado por um grupo de deputados e pelo presidente da Duma, dá o governo russo, por decisão do presidente, o direito de introduzir contrassanções em reposta às ações hostis dos EUA e de outros países contra a Rússia. Além disso, o projeto de lei estabelece responsabilidade criminal pela aplicação das sanções ocidentais no território da Rússia. 

Comentar