União Europeia quer manter acordo nuclear com o Irã

A União Europeia (UE) está determinada a manter o Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), também conhecido como acordo nuclear iraniano, disse a chefe da política externa da UE, Federica Mogherini, enfatizando a importância do acordo para a segurança da região.
Sputnik

Em 8 de maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que Washington deixaria o acordo nuclear assinado em 2015, e que o país restabeleceria as sanções anteriormente retiradas do Irã.

"A UE está determinada a preservar este acordo que é essencial para a nossa segurança e também para a segurança da região. É uma parte essencial da arquitetura global de não-proliferação [de armas nucleares]", disse Mogherini.

Trump diz a Macron que quer acordo 'amplo' sobre o Irã
No início do dia, Mogherini realizou uma reunião com o ministro de Relações Exteriores iraniano, Javad Zarif, acerca do JCPOA. Ambos os lados apontam que as conversas foram frutíferas. No final do dia, Mogherini terá um encontro em Bruxelas com os ministros das Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido.

Em 14 de julho de 2015, a União Europeia, junto a China, Alemanha, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, assinou o JCPOA com o Irã. O acordo estipulou uma retirada gradual das sanções contra Teerã, que em troca reduziria seu programa nuclear e permitiria inspeções internacionais para garantir que a natureza do programa se mantivesse como pacífica.

Comentar