Em Lisboa morre embaixador russo; conheça sua trajetória

O embaixador russo em Portugal, Oleg Belous, faleceu aos 66 anos na terça-feira (8) em Lisboa, comunicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. Por enquanto, os motivos da morte do diplomata seguem desconhecidos.
Sputnik

"O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informa com muito pesar que no dia 8 de maio de 2018, em Lisboa, faleceu repentinamente o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação da Rússia na República Portuguesa, Oleg Belous", lê-se no comunicado do ministério russo. 

"Era um diplomata notável e profissional de altíssima qualificação, que deu grande contribuição pessoal para a criação da nova arquitetura europeia e para o estabelecimento das relações de parceria com França, Itália, Espanha, Portugal e outros países da Europa", acrescentou.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia expressou suas condolências aos familiares e amigos do diplomata, frisando que o embaixador russo sempre serviu e defendeu os interesses do país.

Conheça os 5 motivos que fizeram Portugal não expulsar diplomatas da Rússia
Oleg Belous nasceu em 1951, formando-se no Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou. Iniciou sua carreira diplomática em 1973 como embaixador extraordinário e plenipotenciário.

Entre 1996 e 1998 foi diretor do departamento de colaboração europeia do ministério russo e de 1998 a 2001 trabalhou como representante permanente da Rússia na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). 

Entre 2001 e 2013 foi diretor do primeiro departamento europeu do MRE russo. Posteriormente, assumiu cargo superior na embaixada da Rússia em Portugal.

Oleg Belous foi condecorado com vários prêmios, inclusive com a Ordem de Honra.

Comentar