Polêmica: tribunal diz que sexo com criança de 10 anos não é estupro na Finlândia

Em um caso que provocou indignação pública, um tribunal finlandês manteve uma decisão de que o sexo entre um requerente de asilo e uma menina de 10 anos de idade não constituía estupro. Os críticos estão pedindo sentenças mais duras para abuso infantil.
Sputnik

O Supremo Tribunal da Finlândia rejeitou na quinta-feira um pedido da acusação para apelar a uma prisão de 3 anos para um homem de 23 anos. A mídia finlandesa o identifica como Juusuf Muhamed Abbudin, um requerente de asilo, mas não revela seu país de origem.

Na Finlândia é registrado o primeiro homem grávido

O homem foi condenado por abuso sexual agravado, embora a acusação tenha procurado uma sentença mais dura sob a acusação de estupro agravado. No entanto, o tribunal deixou o veredito original inalterado.

O incidente ocorreu perto da cidade de Tampere, no sul da região de Pirkanmaa, no outono de 2016. O homem teve relações sexuais com uma menina de 10 anos na época, no pátio de um prédio abandonado. Ele também trocou mensagens carregadas de conteúdo sexual com ela.

Tanto o Tribunal Distrital de Pirkanmaa como o Tribunal de Apelação na cidade de Turku condenaram o requerente de asilo de abuso sexual agravado e lhe entregaram uma sentença de três anos de prisão em 2017.

Por outro lado, os tribunais não reconheceram o incidente como estupro, dizendo que a menina não foi forçada ao ato sexual. Os juízes também ordenaram que o homem pagasse à criança um valor de € 3.000 (US$ 3.600).

A decisão alimentou debates ferozes em todo o país. Tuula Tamminen, professora de Psiquiatria Infantil da Universidade de Tampere, insistiu que a criança simplesmente não poderia saber o que estava acontecendo em tal situação.

Em novembro de 2017, a deputada do Partido da Coalizão Nacional, Kari Tolvanen, pronunciou-se a favor de sentenças mais longas para essas ofensas.

Finlândia reforça Guarda de Fronteiras para combater 'pequenos homens verdes'

"A emenda introduziria sentenças mais duras para ofensas sexuais graves contra crianças em geral. Na minha opinião, isso é plenamente justificável, por exemplo, à luz da vulnerabilidade de uma criança, mesmo que o ato não atinja o limite para o estupro", disse Tolvanen.

Em março, o ministro da Justiça da Finlândia, Antti Hakkanen, também pediu por leis mais duras para crimes sexuais cometidos contra menores.

"As crianças devem ser protegidas da violência e da agressão sexual por todos os meios disponíveis", afirmou o ministro. "Pedi às autoridades propostas sobre o endurecimento da lei sobre crimes sexuais. Considero essas propostas viáveis e pretendo promovê-las".

Comentar