Pequim e Seul se alinham por acordo de paz entre as Coreias

A China e a Coreia do Sul vão cooperar estreitamente para chegar a um tratado de paz permanente entre Seul e Pyongyang. É o que informou o serviço de imprensa do gabinete presidencial sul-coreano nesta sexta-feira (4).
Sputnik

Durante o dia, os presidente chinês, Xi Jinping, e o sul-coreano, Moon Jae-in, conversaram por telefone sobre o recente encontro entre Moon e o líder norte-coreano Kin Jong-un, em que os dois políticos coreanos se comprometeram a assinar um tratado de paz este ano.

"[Moon e Xi] também concordaram que os dois países se comunicarão de perto e cooperarão ativamente no processo de substituir o armistício coreano por um tratado de paz", disse o comunicado, citado pela agência de notícias Yonhap.

Coreia do Norte teria concordado com inspeção nuclear e eliminação de mísseis
O comunicado também aponta que Moon Jae-in o fato de seu colega chinês manter as intenções desnuclearizar a península coreana e estabelecer a paz entre Seul e Pyongyang.

O gabinete do presidente sul-coreano afirma que Xi Jinping também viu com bons olhos o recente encontro entre os líderes das duas Coreias, felicitando os esforços do presidente sul-coreano para resolver a crise na região.

As Coreias do Sul e do Norte permanecem legalmente em guerra, já que nenhum tratado de paz foi assinado após a Guerra da Coreia entre 1950 e 1953. O Acordo de Armistício Coreano, de 1953, previa a suspensão das hostilidades, além da demarcação de uma linha com uma zona neutra entre os países.

Comentar