Imprensa de Pyongyang saúda 'nova era de paz' após encontro dos líderes das coreias

A agência oficial de notícias da Coreia do Norte, KCNA, publicou o texto da declaração dos líderes após reunião de Panmunjom e disse que o encontro abriu o caminho para "a reconciliação nacional, a unidade, a paz e a prosperidade", informou AFP.
Sputnik

No documento, o líder norte-coreano Kim Jong Un e o presidente do Sul, Moon Jae-in, "confirmaram o objetivo comum de alcançar, através da desnuclearização completa, uma península coreana livre de armas nucleares".

'Não vou mais interromper seu sono', diz Kim Jong-un para presidente da Coreia do Sul
A KCNA repercutiu amplamente esse trecho da declaração.

Por anos, Pyongyang insistiu que nunca desistiria da "espada preciosa" de seu arsenal nuclear, que precisa ser defendido contra uma possível invasão norte-americana.

Pyongyang, no entanto, concordou negociar em troca de garantias de segurança, segundo Seul — embora Kim não tenha feito referência pública a isso na cúpula de sexta-feira.

"O encontro histórico em Panmunjom veio a ser realizado graças ao ardente amor do líder supremo pelo povo e pela autodeterminação", independente da influência externa, escreveu a agência oficial.

Washington está pressionando Pyongyang a desistir de suas armas nucleares. Segundo analistas, o progresso das negociações dependerá do resultado da reunião de Kim Jong-un com Donald Trump, que deve acontecer nas próximas semanas.

Comentar