Irã promete sair do acordo nuclear se EUA se retirarem

De acordo com o conselheiro sênior do líder supremo do Irã, o país não vai aceitar quaisquer emendas ao Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, sigla em inglês), também conhecido como acordo nuclear, que não beneficiem Teerã.
Sputnik

"Qualquer mudança ou emenda ao acordo atual não será aceita pelo Irã. […] Se Trump deixar o acordo, o Irã sem dúvida vai sair. […] O Irã não vai aceitar permanecer em acordo desvantajoso para nós", disse Ali Akbar Velayati, conselheiro sênior do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei.

Israel retaliará se Irã atacar Tel Aviv, avisa ministro da Defesa
O presidente norte-americano, Donald Trump, tem se mostrado insatisfeito com o acordo nuclear desde o início da campanha eleitoral. Há pouco ele intensificou o discurso, exigindo que o plano seja "consertado" e ameaçando sair dele caso não seja alterado.

Os países europeus que fazem parte do acordo nuclear expressaram preocupações com as intenções dos EUA, enquanto a Rússia é contra a destruição. A chancelaria russa anunciou que vai seguir as cláusulas do JCPOA enquanto outras partes fizerem o mesmo.

Por sua vez, o presidente francês, Emmanuel Macron, depois de visitar os EUA, disse querer preservar o acordo, mas ressaltou querer acrescentar algumas novas cláusulas ao documento.

Comentar