Base EUA-França na Síria? Coalizão estadunidense evita comentar possibilidade

A coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo terrorista Daesh não comentará informações divulgadas de uma suposta nova base militar norte-americana no nordeste da Síria apoiada pela França, informou o porta-voz da coalizão nesta quinta-feira (26).
Sputnik

Na quarta-feira (25), a rede de TV libanesa Al-Manar informou que os militares dos EUA estabeleceram uma nova base na província síria de Hasakah, e a França enviou comboios militares para a base. 

"Por razões de segurança operacional, não falaremos sobre nossos números ou localizações de nossas tropas", disse o porta-voz.

Países muçulmanos devem se unir contra 'tirania' dos EUA, diz líder do Irã
O representante da coalizão ressaltou o caráter inalterado de sua missão: "derrotar o Estado Islâmico em partes designadas do Iraque e da Síria e estabelecer condições para as operações de estabilidade".

"Vamos fazer a transição para atender às necessidades dos comandantes em mudança e aos requisitos da missão em um ambiente complexo", acrescentou o porta-voz.

De acordo com as informações da mídia, várias colunas militares dos EUA, incluindo veículos blindados, chegaram em Hasakah e depois seguiram para Shadadi, enquanto veículos militares supostamente sob bandeira francesa seguiram para a área no noroeste de Hasakah.

Comentar