Premiê armênio Sargsyan se demite em meio a protestos

O premiê da Armênia, Serzh Sargsyan, se demitiu, informa a sua assessoria de imprensa.
Sputnik

"Eu me dirijo a vocês pela última vez como chefe de Estado. [O líder das manifestações] Nikol Pashinyan tinha razão, eu não. Nesta situação, há várias soluções, mas não aceito nenhuma delas. Não é típico de mim. Eu deixo o cargo de dirigente do nosso país", cita a assessoria de imprensa as palavras de Sargsyan.

Serviços de segurança russos frustram vários atentados terroristas no sul do país
Hoje (23) de manhã dezenas de militares se juntaram às manifestações contra a nomeação de Sargsyan. Um deles disse aos jornalistas que eles "estão no serviço militar".

O Ministério da Defesa armênio condenou a participação dos militares da manifestação e prometeu "tomar medidas" em relação àqueles que deixaram voluntariamente as unidades militares. A entidade  lembrou também que a Constituição e as leis da república restringem a participação dos militares de quaisquer assembleias.

As manifestações de protesto contra o governo do ex-presidente da Armênia e novo primeiro-ministro Serzh Sargsyan abalam o país já há quase duas semanas.

As manifestações contra a nomeação de Sargsyan como premiê da Armênia começaram em 13 de abril. Sargsyan tinha sido eleito presidente do país em 2008 e 2013. A oposição acusa-o de gestão ineficiente e deterioração da situação econômica no país.

Em 17 de abril, a oposição anunciou o início da "revolução de veludo". Apesar dos protestos, o parlamento da Armênia no mesmo dia elegeu Sargsyan chefe do gabinete dos ministros. Antes disso, tinham entrado em vigor emendas constitucionais, segundo as quais o premiê passou a ser dotado de poderes mais amplos.

Comentar