OPAQ coleta amostras em Douma para investigar suposto ataque químico

A missão de investigação da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) visitou o subúrbio de Douma, em Damasco, para coletar amostras em conexão com o suposto ataque químico de 7 de abril.
Sputnik

"As amostras coletadas serão transportadas para o Laboratório da OPAQ em Rijswijk (no sul da Holanda) e então despachadas para análise nos laboratórios designados", disse a organização em um comunicado. "A OPAQ avaliará a situação e considerará as etapas futuras, incluindo outra possível visita a Douma", acrescentou a organização.

Inspetores de armas químicas da OPAQ chegam ao local de suposto ataque na Síria
A missão está investigando um incidente ocorrido no dia 7 de abril. O Ocidente considera um ataque químico conduzido pelo governo de Bashar Assad. A Rússia e a Síria alegam que o ataque foi encenado e usado como provocação para justificar ataques ao país.

Soldados russos não encontraram vestígios de nenhum ataque no local, mas descobriram um laboratório de militantes equipado para fabricar armas químicas.

O Pentágono admitiu que não tem provas sólidas do ataque, mas se uniu aos franceses e britânicos e lançou mais de 100 mísseis contra a Síria no mesmo dia em que uma equipe de especialistas da OPAQ estava programada para entrar em Douma.

Comentar