Moscou considera 'irresponsável' política de Washington em relação à Venezuela

Moscou considera irresponsável a política dos EUA em relação à Venezuela, já que Washington provoca deterioração da situação socioeconômica do país, declarou o diretor do Departamento Latino-Americano da chancelaria russa, Aleksandr Schetinin.
Sputnik

Segundo disse em entrevista à Sputnik, são as sanções dos EUA que provocaram em muitos aspectos problemas econômicos nesta república sul-americana.

Operação contra máfia do câmbio resulta em quase 90 detidos na Venezuela
"A nosso ver, a política dos EUA em relação à Venezuela é bastante destrutiva e irracional. De fato, o que os nossos colegas norte-americanos demonstram? Em primeiro lugar, não creem na vitória da oposição. Assim eles estragam muito a imagem da oposição", afirmou Schetinin.

"Em segundo lugar, em meio a isso, optaram pelo rumo da provocação — talvez, pensam ser dirigível, embora essa 'governança' possua limites não remotos — caos e deterioração provocada da situação socioeconômica do país. Provocação de falta de dinheiro, crise alimentícia, de medicamentos etc. De fato, incentivam grande descontentamento da população e motins", acrescentou.

Conforme o diplomata, isso não corresponde à política responsável das forças governamentais porque é "tentativa de resolver suas tarefas internacionais através da deterioração da vida de venezuelanos comuns".

15 países latino-americanos exigem que Venezuela realize 'eleições livres'
Anteriormente, o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que proíbe cidadãos e pessoas jurídicas dos EUA de realizar quaisquer operações com criptomoedas venezuelanas, e o Departamento do Tesouro norte-americano incluiu quatro funcionários atuais e antigos da Venezuela na lista das sanções.

Além do mais, EUA reiteraram inúmeras vezes que não excluem aplicação de novas sanções contra este país latino-americano, incluindo no setor petrolífero, em particular na venda do petróleo e processamento de produtos petrolíferos.

As eleições na Venezuela estão marcadas para 20 de maio. Cinco candidatos esperam assumir presidência do país, dentre eles o presidente atual, Nicolás Maduro.

Comentar