Rússia pode ficar sem comunicação aérea com EUA

A Rússia não exclui que pode ficar sem comunicação aérea com os EUA por conta do bloqueio de vistos imposto contra Moscou. A informação foi divulgada pela chancelaria russa nesta quinta-feira (19).
Sputnik

De acordo com Ministério das Relações Exteriores russo, a situação da distribuição de vistos norte-americanos à Rússia é "lamentável", visto que em agosto de 2017 os EUA aumentaram para 85 dias o prazo oficial para espera de reunião para conseguir visto, e recentemente foi ampliado para 250 dias. "Ou seja, são 8 meses, em outras palavras, requisitar vistos torna-se sem sentido", constata o comunicado da diplomacia russa.     

EUA: Rússia poderá lançar armas estratégicas a partir de distâncias sem precedentes
"Já não podemos nem mesmo excluir que nossos países permanecerão sem comunicação de aviação. A Aeroflot, que só faz voos regulares entre a Rússia e os Estados Unidos, pode ser forçada a pará-los, já que as equipes estão enfrentando dificuldades crescentes para obter vistos americanos", diz a noite.

"Sem contar que o dever de fornecer vistos para o tripulantes de aeronaves foi fixado no Acordo de Serviços Russo-Americano de 1994 ", diz o documento.

Ao mesmo tempo, a Rússia afirmou está perplexa com as tentativas de Washington justificar o aumento do tempo de espera por "falta de pessoal" nas instituições consulares. De acordo com a chancelaria, as autoridades norte-americanas conduzem tal política "consciente e deliberadamente" como uma alavanca adicional de pressão.

Comentar