Moscou está disposta a contribuir para sucesso do diálogo entre duas Coreias

Moscou está disposta a contribuir para a implementação dos acordos que venham a ser celabrados entre Seul e Pyongyang durante a próxima cúpula das duas Coreias, declarou a representante do ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.
Sputnik

Durante uma coletiva de imprensa, a diplomata observou que Moscou continua a "apoiar os esforços dos dois países para dialogar e desenvolver seus contatos", e expressou a esperança de que a cúpula inter-coreana "ajude a normalizar a situação na península coreana."

"Quanto à agenda da cúpula, mais precisamente quanto às perspectivas de renovação da cooperação entre as Coreias, saudamos esses acordos e estamos prontos para contribuir na sua realização no caso de um pedido por parte dos nossos parceiros coreanos", afirmou ela durante o briefing desta quinta-feira. 

Governo sul-coreano estuda tratado de paz com a Coreia do Norte
Zakharova reiterou que as iniciativas propostas pela Rússia para a cooperação entre Moscou, Seul e Pyongyang nas áreas de transporte ferroviário, gás e eletricidade "ainda estão em vigor".

Altos funcionários de Seul e Pyongyang finalizam os preparativos para o encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

A cúpula inter-coreana será realizada em 27 de abril em uma zona desmilitarizada na fronteira entre os dois países.

Espera-se que, entre outras questões, a reunião trate sobre a desnuclearização de Pyongyang em troca de garantias de sua segurança, de acordo com o assessor de segurança do presidente sul-coreano, Chung Eui-yong.

Comentar