Salvamento à vista: cientistas potencializam bactéria devoradora de plástico

Especialistas esperam que esta descoberta permita resolver o problema de poluição do nosso planeta.
Sputnik

Cientistas consideram possível haver bactérias alienígenas que se alimentem de radiação
Um grupo internacional de cientistas criou, por acaso, uma enzima mutante capaz de reciclar objetos plásticos, informa o jornal The Guardian.

A pesquisa foi iniciada em 2016, quando em um depósito de lixo no Japão foi encontrada uma bactéria que evoluiu naturalmente e se tornou capaz de comer plástico — tereftalato de polietileno (PET, sigla em inglês), que habitualmente é usado para produzir recipientes de bebidas.

Os especialistas manipularam a bactéria para entender se era ou não possível reciclar PET. Assim, no decurso de seus experimentos conseguiram acidentalmente melhorar as capacidades dessa enzima mutante para desintegrar o plástico.

A nova enzima só necessita alguns dias para destruir o plástico, enquanto a bactéria encontrada originalmente no Japão não podia fazê-lo de modo tão rápido. Os cientistas acreditam ser possível melhorar e acelerar ainda mais o processo de decomposição realizado pela enzima. Hoje em dia, tecnologias modernas são capazes de modificar enzimas para torná-las mais efetivas.

De acordo com os cientistas, esta descoberta conseguirá resolver o problema de reciclagem do plástico em breve. Por exemplo, John McGeehan, professor da Universidade de Portsmouth e investigador do projeto, espera que as modificações da bactéria permitam reciclar plástico para devolvê-lo a seus componentes originais, e de tal maneira reduzir a excessiva quantidade do material poluente em depósitos por todo o mundo.

Comentar