Tensão: Turquia acusa Grécia de provocação no mar Egeu e promete resposta

O vice-premiê da Turquia, Bekir Bozdag, acusou a Grécia de provocação no mar Egeu e prometeu resposta se Atenas não cessar as atividades na região, onde os países possuem disputas territoriais em aberto.
Sputnik

"Demos passos muito importantes para estabelecer boas relações de vizinhança com a Grécia. Atenas, no entanto, em função da política interna, tem feiro anúncios provocativos. As nossas relações não devem ser vitimadas de conflitos na política interna. A Grécia não pode esperar que reagiremos com calma às ações desse tipo no mar Egeu. Eles vieram, afixaram bandeira, afirmaram que 'a ilha é nossa'… Eles devem cessar as suas provocações, pois caso contrário também precisaremos tomar medidas que não gostaríamos de adotar", disse Bozdag aos jornalistas.

Guardas de fronteira da Grécia atiram contra helicóptero da Turquia
Segundo o político, a "Turquia esá se comportando de forma mais madura, do que a Grécia, que faz provocações infantís", Bozdag acrescentou que a Turquia continua aguardando que a Grécia deporte oito militares turcos, que fugiram para o país após o malsucedido golpe de Estado de 2016.

Em 1996, a disputa territorial no mar Egeu provocou uma crisa nas relações entre Grécia e Turquia. O conflito foi estancado após intervenção da comunidade internacional, da OTAN e dos EUA.

Comentar