Europeus estão enfurecidos pela nova medida de segurança proposta pela UE

Bruxelas continua a buscar a centralização de seus regimes de fronteira e segurança, causando inquietação entre muitos europeus online.
Sputnik

O órgão executivo da Comissão Europeia apresentou uma proposta que exige que as impressões digitais dos cidadãos da UE sejam incluídas nos seus cartões de identidade biométricos.

UE exigirá passaportes biométricos para levantar regime de vistos com a Turquia
A Comissão cita a aparente fraqueza dos atuais regimes de segurança nas fronteiras, criando oportunidades para organizações criminosas e grupos terroristas para contornar o controle fronteiriço, sendo esta a principal razão para requerer a mudança.

No Twitter, internautas comentaram enfurecidos com a possível mudança. Um internauta questionou qual seria a necessidade de ainda manter carteiras de identidade se as autoridades já teriam a biometria, rostos e retinas escaneadas em uma base de dados. Outro usuário da rede social foi mais extremo, comparando a medida ao Grande Irmão de George Orwell e classificando a medida à "Europa que os nazistas sonhavam". Um terceiro usuário chegou a dizer que a decisão faria surgir dezenas de "corpos sem os dedos".

Outras informações biométricas potenciais que podem ser incluídas nos cartões de identificação da UE incluem imagens faciais.

De acordo com a agência de segurança de fronteira do bloco, os documentos de identificação mais comumente fabricados são feitos a partir de originais franceses, alemães e italianos.

Comentar