'Veto russo' foi luz verde para Assad usar armas químicas, diz Nikki Haley na ONU

A decisão da Rússia no final do ano passado de vetar a renovação de uma investigação da ONU sobre o uso de armas químicas na Síria serviu como sinal verde para o governo sírio realizar tais ataques, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley
Sputnik

A declaração foi feita durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança neste sábado (14).

"O regime [de Assad] sabia que poderia agir com impunidade e assim o fez. Em novembro, a Rússia usou seu veto para barrar o Mecanismo de Investigação Conjunta, a principal ferramenta que tínhamos para descobrir quem usava armas químicas na Síria. Ao mesmo tempo que a Rússia estava usando seu veto, o regime de Assad usou [o gás] Sarin, levando a dezenas de feridos e mortos. O veto da Rússia foi a luz verde para o regime de Assad usar essas armas bárbaras contra o povo sírio em total violação da lei internacional", disse Haley.

Próximos alvos? Ataque à Síria é recado para Irã e Hezbollah, diz ministro israelense
Haley disse que os EUA e seus aliados lançaram ataques aéreos na Síria depois de esgotarem todas as possibilidades diplomáticas.

"As greves foram cuidadosamente planejadas para minimizar as baixas civis. As respostas foram justificadas, legítimas e proporcionadas", disse Haley. "Os Estados Unidos e seus aliados fizeram tudo o que puderam para usar as ferramentas da diplomacia para se livrar do arsenal de armas de Assad. Nós não demos apenas uma chance  à diplomacia, nós demos à diplomacia chances atrás de chances. Seis vezes — esse é o número de vezes que a Rússia vetou resoluções do Conselho de Segurança que abordavam armas químicas na Síria", concluiu.

Comentar