Aviões norte-americanos realizam operação de vigilância perto das bases russas na Síria

Sete aviões militares da Força Aérea dos EUA realizaram uma operação de vigilância no Mediterrâneo Oriental perto da costa da Síria, onde se localizam a base aérea russa de Hmeymim e a base de abastecimento e manutenção da Marinha russa em Tartus.
Sputnik

Segundo os dados de monitorização da aviação militar, publicados pelo Mil Radar, trata-se de seis aviões de patrulha antissubmarino P-8A Poseidon que decolaram da base aérea de Sigonella na ilha italiana de Sicília e da aeronave de reconhecimento eletrônico EP-3E ARIES II, que decolou da base na ilha grega de Creta.

Anteriormente, o canal de televisão norte-americano CNBC, com referência a uma fonte familiarizada com a situação, informou que os EUA consideram oito instalações sírias como alvos potenciais de seu ataque. Entre elas estão dois aeródromos militares, um centro de pesquisa e uma usina que alegadamente está relacionada à produção de armas químicas.

O presidente dos EUA Donald Trump ainda não tomou uma decisão final sobre como Washington responderá ao suposto ataque químico na cidade síria de Douma, informou a Casa Branca. Trump, por sua vez, declarou na sua conta no Twitter que o ataque contra a Síria "pode ser muito em breve, ou não tão em breve assim".

Aviões de reconhecimento dos EUA ocupam posições estratégicas no Mediterrâneo
Reportagens publicadas na semana passada sobre um ataque de forças do governo envolvendo armas químicas levaram os EUA e seus aliados a culpar Damasco e iniciar os preparativos para uma possível resposta militar. O governo sírio negou as acuações. 

O Centro Russo de Reconciliação na Síria enviou inspetores a Douma, não encontrando nenhum rastro de uso de armas químicas. Moscou pediu uma investigação independente do incidente.

Comentar