Revelado segredo de imagem ilusória que 'desaparece' (FOTO)

Uma equipe de cientistas explicou o mecanismo de uma surpreendente ilusão de ótica em que uma imagem desaparece, informa o portal The Verge.
Sputnik

A imagem com manchas desfocadas de cores diferentes viralizou na Internet graças ao portal Reddit. Os internautas perceberam que, quando fixam os olhos na imagem por algum tempo, ela parece desaparecer e se torna uma mancha branca. No entanto, a ilustração "fantasmagórica" aparece novamente depois de uma piscada.

Segundo Derek Arnold, professor de psicologia da Universidade de Queensland, na Austrália, o "desaparecimento" da imagem acontece devido às características do cérebro humano, que deixa de prestar atenção às imagens estáticas. Na vida cotidiana, o movimento de objetos e olhos garante que as imagens que vemos permaneçam no campo visual.

"Quando nossos sentidos se acostumam com uma sensação, esse processo é chamado de adaptação neuronal", explica Susana Martínez-Conde, professora do Centro Médico Downstate SUNY em Nova York.

Exemplificando, o que acontece com as cores da imagem é o mesmo que acontece com as nossas meias: nós as notamos em nossos pés quando as vestimos pela primeira vez, mas à medida que o dia avança, paramos de notá-las.

Comentar