Libertação de Ghouta Oriental é vitória marcante, diz especialista

Em 11 de abril foi anunciado que o exército sírio assumiu o controle total sobre Ghouta Oriental. O especialista russo Aleksandr Vavilov explica o que significa essa vitória das forças governamentais e por que ela é um evento marcante.
Sputnik

Na quarta-feira (11), o chefe do Centro Russo de Reconciliação na Síria, o major-general Yuri Yevtushenko, declarou que o governo sírio assumiu o controle da região de Ghouta Oriental, subúrbio de Damasco, que estava sob o controle dos militantes do grupo radical Jaysh al-Islam.

Para o professor da Academia de Diplomacia junto do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Vavilov, a retomada do controle sobre Ghouta Oriental é uma vitória marcante. 

"O que é o mais importante é que essa região era o último bastião dos terroristas perto da capital. O fato de os terroristas terem sido expulsos dali e acordado que eles vão abandonar essa região estrategicamente importante é uma grande vitória. É de assinalar o papel do Centro Russo de Reconciliação, porque sem seus esforços, sem sua mediação, evidentemente, teria sido muito difícil e, possivelmente, até impossível chegar a um acordo", disse ele em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik

Governo da Síria retoma controle de Ghouta Oriental
Segundo Vavilov, as ações dos militares russos na Síria diferem significativamente da tática das tropas norte-americanas no país.

"É de assinalar que as nossas ações contrastam muito com as da chamada coalizão norte-americana, que bombardeou Raqqa e abandonou-a, até agora as ruas estão cheias de cadáveres em decomposição, todos sabem que a cidade vive uma catástrofe humanitária. Ao contrário, nossos militares não apenas evacuaram os civis das regiões perigosas, mas também lhes forneceram, com a mediação do nosso centro, roupas, ajuda médica, moradia – eles não tiveram isso durante muito tempo, quando os bandidos operavam na região", explicou ele.

O Centro Russo de Reconciliação na Síria continua o trabalho de evacuação dos militantes e suas famílias de Douma. Durante a operação em Douma, foi possível evacuar mais de 165 mil pessoas e libertar 250 reféns dos grupos armados ilegais.  

Comentar