Às vésperas do pleito presidencial, EUA exigem reforma eleitoral em Cuba

Os Estados Unidos estão cobrando de Cuba uma reforma em seu processo eleitoral antes da votação da próxima semana para escolher o próximo presidente do país, disse Heather Nauert, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.
Sputnik

“À luz da transição antidemocrática da liderança, que acontece em 19 de abril em Cuba, o secretário interino [John] Sullivan reafirmou o apoio ao povo cubano e o apelo por reformas democráticas no processo eleitoral irregular de Cuba e o fim da detenção arbitrária e da intimidação da sociedade civil independente", afirmou Heather Nauert.

'Olhos' russos no hemisfério ocidental: conseguirá Moscou reabrir sua base em Cuba?
A declaração foi emitida nesta quinta-feira (12), depois que o secretário de Estado dos EUA em exercício, John Sullivan e Mark Green, administrador da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês), se reuniram com membros independentes da sociedade civil em Cuba na capital do Peru, Lima.

Em 19 de abril, a nova Assembleia Nacional de Cuba escolherá um novo Conselho de Estado, que então escolherá um novo chefe de Estado para substituir Raul Castro.

Castro se tornou o chefe do Estado cubano em 2008, depois de servir como presidente interino do Conselho de Estado cubano por dois anos após a renúncia de seu irmão mais velho, o líder revolucionário Fidel Castro. 

Em dezembro do ano passado, Raul Castro confirmou que não buscaria a reeleição e renunciaria ao cargo em abril deste ano.

Comentar