Xi Jinping promete reduzir impostos de importação de automóveis

O presidente da China, Xi Jinping, prometeu reduzir os impostos de importação de automóveis, abrir os mercados nacionais e melhorar as condições para as empresas estrangeiras em discurso nesta terça-feira (10).
Sputnik

Falando em uma conferência de negócios, Xi não fez nenhuma menção direta de seu homólogo dos EUA, Donald Trump, ou da disputa tarifária. Mas o líder chinês mencionou temas que irritam Washington, como a abertura do setor bancário e financeiro da China e a legislação de propriedade intelectual do país.

Guerra comercial entre EUA e China está debilitando reservas de ouro
Xi tentou bordar a China como uma defensora do livre comércio e da cooperação em resposta ao modelo protecionista de Trump.

"As portas da China estão abertas e se abrirão mais", disse Xi no Fórum Boao para a Ásia, na ilha de Hainan.

O líder chinês disse que Pequim vai "reduzir significativamente" as tarifas sobre as importações de automóveis este ano e aliviar as restrições à propriedade estrangeira na indústria automobilística "o mais rápido possível".

'Comércio injusto': Trump quer que China remova barreiras comerciais
Trump ameaçou aumentar as tarifas sobre produtos chineses no valor de US$ 50 bilhões sob a acusação de que Pequim não respeita a propriedade intelectual dos EUA e não abre seu mercado. A China respondeu com sua própria lista de bens no valor de US$ 50 bilhões que poderão ser taxadas em retaliação.

Xi Jinping não se referiu diretamente a essa disputa, mas prometeu encorajar o "intercâmbio tecnológico normal" e "proteger os legítimos direitos de propriedade de empresas estrangeiras".

Comentar