Notícias do Brasil

'Garras' dos Estados Unidos estão por trás das ações contra Lula, diz Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou que as "garras" dos Estados Unidos estão por trás da ordem de detenção do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.
Sputnik

"É o império tentando com suas garras controlar e dominar outra vez a América Latina […] o que estão fazendo a Lula aumentará a consciência, a luta do Brasil e a força do que vai ser […] uma nova onda de povos livres", disse Maduro em um discurso no estado venezuelano de Vargas.

PF negocia termos para que Lula se apresente
Maduro disse expressar "a dor de todo o povo da Venezuela" pelo que qualificou de uma perseguição contra Lula.

O ex-presidente, condenado em janeiro a 12 anos de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, tinha o prazo até às 17h00 de 6 de abril para se entregar à PF, após dois pedidos de habeas corpus, apresentados pela sua defesa para tentar evitar a prisão, terem sido negados.

"É uma canalhice o que está sendo feito contra o ex-presidente do Brasil", afirmou Maduro.

Desde 5 de abril, Lula se encontra na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, acompanhado pela liderança do Partido do Trabalhadores, dirigentes de outras forças políticas de esquerda e milhares de pessoas.

Polícia Federal decide adiar a prisão de Lula pelo menos até amanhã
As autoridades decidiram não cumprir o mandado de prisão no momento, apesar de um cordão da Polícia Militar ter sido deslocado à zona.

Maduro se referiu a Lula como um símbolo de democracia e de justiça social, apelando aos venezuelanos para que reflitam sobre os sistemas de governo de direita que, segundo ele, têm-se dedicado a perseguir judicialmente os líderes progressistas como a ex-presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner.(2007-2015), que teve várias casos judiciais pendentes em seu país.

Comentar