Irlandês enforcado há 140 anos é postumamente absolvido

Um homem enforcado 140 anos atrás na Irlanda recebeu absolvição, relata a rede de televisão Sky News.
Sputnik

Myles Joyce, condenado à forca antes da criação da República da Irlanda, foi postumamente perdoado pelo presidente irlandês Michael Higgins, que disse que o caso é um "episódio vergonhoso na história irlandesa e britânica". Com essa decisão, Higgins tenta corrigir o erro cometido no passado.

Joyce foi considerado culpado pelo assassinato de cinco pessoas e sentenciado à execução em dezembro de 1882, apesar de dois homens condenados junto com ele terem alegado que ele era inocente. Além disso, a audiência no tribunal foi realizada em inglês, idioma que o condenado não compreendia.

O crime ocorrido há mais de um século na área do moderno condado irlandês de Galway chocou o país: cinco dos seis membros de uma família foram assassinados em casa. Joyce supostamente esteve envolvido com algumas das vítimas, mas houve dúvidas sobre seu envolvimento no crime.

O governo irlandês, em 2015, anunciou que Myles Joyce era inocente, depois de descobrir que a acusação sobre sua participação no crime era falsa.

Comentar