Em Gaza, 2 palestinos mortos e centenas de baleados por Israel

Pelo menos 2 palestinos foram mortos e centenas foram feridos a tiros em novos ataques realizados por soldados israelenses nesta sexta-feira (2), em meio a protestos realizados na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, disse o porta-voz do Ministério da Saúde de Gaza, Ashraf Kidra, à Sputnik.
Sputnik

A sexta-feira (6) viu o início da segunda etapa do protesto de palestinos, chamado de a grande Marcha do Retorno, que começou na semana passada e deve durar mais de um mês, com o objetivo de atrair a atenção para o problema dos refugiados palestinos.

"A partir das 16:00, hora local [13:00 GMT], duas pessoas foram mortas em confrontos com soldados israelenses e 250 ficaram feridas com balas e gás. A segunda vítima foi feita no subúrbio leste da cidade de Gaza", disse Kidra..

No começo do dia, Kidra relatou sobre um palestino de 29 anos morto em confrontos com o exército israelense no leste da cidade de Khan Yunis. Kidra também acrescentou no início do dia que dois palestinos, feridos em confrontos há uma semana, morreram.

Ministro de Israel ameaça matar palestinos que chegarem à fronteira
"Assim, o total de mortos naquele dia [30 de março] chegou a 21", afirmou o funcionário.

No começo do dia, o serviço de imprensa das Forças de Defesa de Israel (FDI) disse que milhares de palestinos estavam participando de tumultos em massa na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, enquanto as forças israelenses estavam respondendo com dispositivos de dispersão e fogo.

O protesto começou em 30 de março e foi dedicado ao chamado Dia da Terra em comemoração ao dia de 1976, quando tropas israelenses mataram 6 árabes em protesto contra o confisco de terras. O protesto durará até 15 de maio, quando os palestinos comemorarão o Nakba (desastre em árabe), quando centenas de milhares de palestinos deixaram suas casas depois que Israel anunciou sua independência em 1948.

Comentar