Rússia volta a construir 'cidades fechadas'?

A cidade tecnológica militar cuja criação foi anunciada pelo Ministério da Defesa russo, pode marcar o regresso à tradição de "cidades fechadas" soviéticas, escreve o especialista em assuntos da Rússia Samuel Bendett nas páginas da revista norte-americana The National Interest.
Sputnik

Por enquanto, é difícil avaliar se a iniciativa será bem-sucedida, destacou o analista. Isso depende, em grande parte, da forma como as autoridades russas conseguiram ou não "aprender a lição" de Stolkovo, o anterior grande projeto de "technopolis", elaborado com o objetivo de contribuir para o salto tecnológico. 

Contudo, para o especialista, o projeto possui uma vantagem significativa em comparação com outras iniciativas idênticas: a sua construção será controlada pelo Ministério da Defesa.

Conhecido investidor anjo internacional explica o que impede revolução verde na Rússia
O ministério russo anunciou a criação de uma cidade tecnológica inovadora na cidade de Anapa em fevereiro. Os estudos e desenvolvimento do projeto serão financiados pelo Ministério da Defesa, além das entidades e organizações científicas da indústria militar interessadas.

A esfera de atividade da "technopolis" compreenderá a realização de estudos, a análise e certificação da produção militar e de designação dupla (civil e militar). A technopolis também permitirá testar protótipos de armas e de equipamento militar nos estágios iniciais de sua produção.  

Comentar